(51) 3736-1122

Sustentabilidade

FAMÍLIA SUSTENTÁVEL PLASTRELA

  

EMBALAGEM PCR

RESINA PCR (resina de polietileno alta ou baixa densidade pós consumo reciclada).

Resina PCR é a sigla para Resina Pós-Consumo Reciclada. É um tipo de resina plástica obtida a partir da reciclagem de materiais plásticos que já foram utilizados pelos consumidores, como garrafas, embalagens e outros produtos.

Benefícios da Embalagem PCR

  • Apresenta excelente propriedades químicas e mecânicas para diversas aplicações.
  • Contribui para a economia circular do plástico.
  • Reduz o impacto ambiental.
  • Redução nas emissões de gases-estufa e resíduos plásticos no meio ambiente.
  • Atendimento de metas de sustentabilidade e ESG.

Aplicação:

  • Aplicação em embalagens de produto higiene, limpeza e autopeças.
  • Até 30% de plástico pós consumo.





EMBALAGEM BIODEGRADÁVEL

As embalagens plásticas biodegradáveis ​​são produzidas com a incorporação de aditivo de compostos orgânicos que, quando adicionados a cadeia do polímero de plástico, atrai migro organismo, acelerando a biodegradação dos plásticos descartados em aterros sanitários. Isso significa que eles têm um impacto ambiental muito menor do que as embalagens plásticas tradicionais, que podem levar centenas de anos para se decompor.

  • Degradação acelerada, quando em ambientes anaeróbicos, transformando o plástico em húmus e biogás.
  • Redução do plástico no meio ambiente de 400 anos até 10 anos.
  • Não altera as propriedades do filme e a reciclabilidade do plástico que foi misturado.
  • Não interfere a vida de prateleira do produto.
  • Aprovado pela ANVISA para contato direto com alimentos.




RESINA DE FONTE RENOVÁVEL

A resina de fonte renovável como cana-de-açúcar na produção de embalagens plásticas flexíveis torna uma opção mais sustentável, em vez de combustíveis fósseis.

Os benefícios como redução de carbono e menor impacto ambiental, contribuir para um futuro mais verde.

O plástico verde é um material inovador e sustentável que surge como uma alternativa promissora ao plástico tradicional derivado do petróleo. Produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria-prima renovável. A cana-de açúcar absorve CO² da atmosfera. Ao produzir plásticos usando etanol à base de cana-de- açúcar em vez de matérias-primas de combustíveis fósseis, são economizados aproximadamente 4 kg de CO² por kg de plástico.

Os plásticos de fonte renovável apresentam as mesmas características do polietileno tradicional e pode ser reciclado na cadeia de reciclagem já existente.



EMBALAGEM MONOMATERIAIS

As embalagens monomateriais são compostas por um único tipo de material. Principal benefício é a retirada de estruturas rígidas externas como pet, e Bopp.

Essa característica simplifica o processo de reciclagem, aumentando a eficiência e a taxa de recuperação dos materiais .

100% Reciclável: A principal vantagem das embalagens monomateriais é a sua fácil reciclagem. Como são compostas por um único material, não há necessidade de separar diferentes materiais, o que facilita o processo de coleta e reprocessamento.

 


EMBALAGENS DE APARAS PLÁSTICAS GERADAS NO PROCESSO PRODUTIVO

Durante a fabricação de embalagens plásticas, é comum que haja uma quantidade significativa de resíduos plásticos gerado no processo produtivo. São como sobras de material que podem surgir por diversos motivos, como: ajuste de máquinas, qualidade e refile.

O material que passa por esse processo é limpo e puro; portanto, não saindo da indústria de plástico, sendo reprocessado internamente. pois tem capacidade de ser reaproveitado em novos produtos. Tudo para diminuir a necessidade de extrair recursos da natureza. Muitas vezes esses resíduos são considerados impróprios e acabam sendo descartados em aterros sanitários ou incinerados. Essa prática não apenas é desperdiçadora, mas também prejudicial para o nosso planeta.

A Plastrela se destaca por seu compromisso com a sustentabilidade. Através do reaproveitamento dos seus resíduos, consegue reaproveitar 100% das aparas plásticas geradas em sua produção, reduzindo significativamente o impacto ambiental.

As embalagens de resina de aparas oferecem benefícios em termos de sustentabilidade, mas possuem restrições quanto à sua utilização em embalagens de alimentos.

Aplicação:

  • Aplicação em embalagens de produto higiene, limpeza, autopeças. e embalagens secundárias.




VISANDO O PRINCÍPIO AMBIENTAL A PLASTRELA DESENVOLVE AS SEGUINTES AÇÕES:

 Reprocessamento  das aparas

Reaproveitamento das aparas industriais com sua reutilização destinada, reduzindo em 100% o impacto ambiental na produção de resíduos industriais.



Destilador de solventes 

A Plastrela possui em cada unidade um destilador de solventes para recuperar os insumos utilizados na limpeza de peças das máquinas impressoras e laminadoras, reduzindo o consumo deste insumo industrial.



Sistema de captação de água pluvial

A Plastrela tem um moderno sistema de captação de água da chuva que é destinado para o combate a incêndios.




Uso de resina verde (i'm green).
 
O plástico verde, fruto da combinação de inovação, tecnologia e sustentabilidade, é produzido a partir do etanol de cana-de-açúcar, uma matéria prima renovável.
Durante a sua produção, o polietileno verde I’ Green captura e fixa gás carbônico da atmosfera, colaborando para a redução da emissão dos gases causadores do efeito estufa. Ele também apresenta as mesmas características do polietileno tradicional e pode ser reciclado na cadeia de reciclagem já existente.



Energia elétrica de fonte limpa e totalmente renovável, não agride o meio ambiente. 

A Plastrela somente utiliza energia elétrica proveniente de fonte limpa, totalmente renovável e que não agride o meio ambiente. A energia elétrica consumida pela empresa é proveniente de usinas de fontes incentivadas pelo governo federal, com o objetivo de obter uma matriz energética ambientalmente sustentável e renovável, estando de acordo com os princípios e valores da empresa. “Meio ambiente: compromisso e responsabilidade de todos na empresa.”






Iluminação por lâmpadas LED.

Plastrela utiliza predominante iluminação por lâmpadas Led em toda sua estrutura física.